Buscar
  • Grupo Ecar

O que é outsourcing de RH e como funciona?

Você sabe o que é outsourcing? E sabia que é utilizada no RH? Explicaremos tudo neste artigo.


Essa prática impulsiona os ganhos e potencializa os processos. Por conta de seus benefícios, chama a atenção de tomadores de decisão e do setor de Recursos Humanos.

Aprenda mais sobre o tema, no decorrer do texto!

Definição de outsourcing?


Outsourcing refere-se a empresa recorrer a origens externas para a execução de serviços. Uma entidade é contratada para realizar serviços para a sua contratante.Muito comum em diversas áreas como TI e marketing, geralmente sendo esses serviços contratados, não relacionados com o ramo de atuação da empresa contratante.


Terceirização e outsourcing


A terceirização é um termo muito utilizado, muitas vezes confundido com o outsourcing, apesar de semelhantes, apresentam diferenças relevantes. Enquanto a terceirização está ligada a serviços menos elaborados, o outsourcing requer maior qualificação para as atividades. Um serviço comumente terceirizado é a limpeza, e um outsourcing muito buscado é o de auxílio na tomada de decisões para cargos de gestão.


Prós e contras do outsourcing


Como o outsourcing está ligado a estratégias de negócios, demanda de especialistas para sua execução. Sendo muito utilizados no RH, não significando que não é necessário profissionais de RH na empresa contratante, mas sim que essa área da empresa terá benefícios de produtividade e direcionamento, com isso redução de gastos.

Tudo por conta do know-how do especialista, que não demanda treinamento.


Como desvantagens, pode haver a redução do autoconhecimento da empresa e dos seus processos realizados. Mas para sanar essa questão, a empresa deve monitorar as ações do outsourcing e alinhar sempre o direcionamento tomado.


Empresas devem aderir o outsourcing no RH?


O RH tende a se beneficiar do outsourcing, por conta dos especialistas atuando, principalmente em funções de recrutamento & seleção (focado em Talent Acquisition), garantindo o fit cultural. A empresa tem como sua maior qualidade o capital humano, se este é um ponto alto da organização, o setor será muito eficiente.


Mas a contratação e outras especificidades podem atribular o RH interno. Então o direcionamento dessa tarefa aos especialistas é interessante, e assim, o RH pode se dedicar a outras questões.


Como concretizar o outsourcing?


Para que a implementação não dê errado, aqui estão alguns cuidados a serem tomados:


  • Realização de um estudo interno

  • Os especialistas contratados devem cumprir com suas expectativas e possuírem qualificações necessárias. Logo, um estudo detalhado de possíveis contratados deve ser realizado para diminuir riscos e gastos.

  • Alinhamento de equipe

  • Como uma empresa está sendo agregada a um serviço, o direcionamento de suas ações determina o quão bem irá fluir a integração com a equipe interna, não havendo disputas nem segregação.

  • Monitoramento dos resultados


Para certificar-se que tudo está ocorrendo conforme o planejado, os resultados devem ser acompanhados de perto, para que ajustes necessários possam ser feitos ou para entender se a decisão de aderir o outsourcing foi adequada.


Por sua semelhança com a terceirização, o outsourcing é fácil de ser compreendido. Sua aplicabilidade sendo estratégica leva a um benefício direto nos negócios da empresa.


Para que tudo ocorra corretamente, deve ser estudado sua contratação e aplicação.


Deixe que a EcarPay cuide das burocracias para a sua empresa, enquanto você foca em pontos mais estratégicos para o seu negócio!

7 visualizações0 comentário