Buscar
  • Grupo Ecar

Os principais KPI’s para uma gestão eficiente.

A análise de dados é essencial em várias áreas de uma empresa. Na gestão de equipamentos e veículos, as métricas de manutenção permitem que os gestores tenham uma visão ampla e precisa dos processos e tomem ações estratégicas.


Por meio dessas métricas, é possível entender o desempenho do departamento de manutenção, identificar áreas de melhoria, implementar as melhorias necessárias e acompanhar os resultados.


Para entender melhor esse assunto acompanhe este artigo, vamos explicar o que são indicadores de manutenção, vamos começar?


O que são indicadores de manutenção?


São métricas que nos fornecem dados numéricos sobre o desempenho de uma determinada atividade ou departamento de uma empresa.


A famosa placa da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que diz "Temos x dias sem acidente de trabalho e nosso recorde é de xx dias", é um importante indicador de segurança da produção.


Os dados exibidos na placa de identificação são monitorados pelos responsáveis, que podem agir rapidamente para controlar o problema caso a frequência de incidentes comece a aumentar.


Na gestão da manutenção, os indicadores têm a mesma correlação. Com base neles, é possível entender como está o desempenho da indústria, para que decisões possam ser tomadas para manter bons resultados e melhorar os aspectos necessários.


Os indicadores de manutenção sugerem modelos que ajudam a prevenir e lidar com diferentes problemas.


Na verdade, as metas são baseadas em métricas. Dessa forma, todo o processo de implementação das mesmas é monitorado, aumentando a eficiência.


O que são MTBF e MTTR?


No início deste artigo, mencionamos essas duas siglas que quem trabalha ou tem relacionamento com a gestão de manutenção provavelmente já ouviu falar.

MTBF e MTTR são duas principais métricas de manutenção, elas significam:


  • MTBF: Mean Time Between Failures, em português, tempo médio entre falhas;

  • MTTR: Mean Time To Repair, traduzindo, tempo médio entre reparos.

MTBF


Agora que já sabemos que MTBF significa tempo médio entre falhas, fica mais simples compreender a sua função. Esse indicador, considerado o mais importante, apresenta o tempo médio que os equipamentos funcionaram até apresentarem algum tipo de falha. Com base nessa métrica é possível verificar o nível de confiabilidade das máquinas e planejar as correções para serem realizadas rapidamente.


MTTR


O MTTR que, como vimos, significa tempo médio entre reparos, está mais ligado à performance da equipe de manutenção do que às máquinas.


Cabe a cada empresa encontrar um índice satisfatório, considerando a sua realidade e equipamentos.

KPI de manutenção


KPI é a sigla para Key Performance Indicator, em português, Indicador Chave de Desempenho, São conjuntos de indicadores utilizados para acompanhar o desempenho de um setor e, dessa forma, tomar decisões estratégicas. São selecionados os indicadores relevantes para o contexto daquele empreendimento e assim se tem os KPI`s de manutenção e de outros setores também.


Quais são os indicadores de manutenção mais indicados para a minha empresa?


Saiba que para saber quais são os indicadores de manutenção ideal para a sua empresa é necessário fazer uma análise interna para identificar as necessidades do seu negócio.


Entretanto, vamos citar como exemplo a gestão de frotas, que tem como os indicadores mais importantes: histórico de manutenção, consumo de combustível, forma como os veículos são conduzidos, entre outros.



A Ecar Fleet pode ser estratégica para o seu negócio, vamos além de uma gestão de frotas, fazemos uma gestão de mobilidade. Confira!

6 visualizações0 comentário