Buscar
  • Grupo Ecar

Saiba como funciona um carro movido a energia solar

Já pensou em dirigir um carro movido a energia solar sem a necessidade de combustível convencional? Embora essa descrição transmita algo à frente do nosso tempo, saiba que esse tipo de veículo já existe.


Mas como é possível que um carro funcione apenas com a energia fornecida pelo sol? O que fazer em um dia nublado? Essa tecnologia já existe no Brasil? Os carros solares são poluentes?


Saiba mais ao longo do nosso artigo.


Como funcionam os carros movidos a energia solar?


Embora a ideia possa parecer inovadora, em 1960 um americano chamado William G. Cobb adaptou um carro elétrico para funcionar com a energia produzida pelo sol.


Além disso, esta tecnologia tem sido utilizada para outros fins. Não é difícil encontrar casas com painéis solares em muitas cidades. Eles capturam a luz e o calor do sol e os convertem em eletricidade para uso doméstico.


No que diz respeito aos veículos, a lógica é a mesma: eles têm os chamados painéis fotovoltaicos que captam a luz do sol e fazem os motores solares funcionarem sem usar outros combustíveis.


Este carro solar tem painéis fotovoltaicos que convertem raios em energia.

Um problema comum está relacionado aos horários sem sol, como noites e dias nublados. Uma grande vantagem é que alguns modelos são capazes de armazenar energia continuamente mesmo quando estão parados.


Desta forma, o veículo utiliza a energia armazenada quando não há sol. A duração dessa autonomia varia de acordo com o modelo.


Carros solares: prós e contras

Prós:

  • São veículos movidos por uma fonte inesgotável de energia - o sol;

  • Não emitem gases poluentes na atmosfera;

  • O proprietário não tem custos de combustível;

  • eles são silenciosos;

  • Eles não possuem unidades mecânicas complexas e, portanto, são mais duráveis;

  • Os requisitos de manutenção são menores do que para veículos com motores de combustão interna.


Contras:

  • O valor de compra é alto, principalmente no Brasil, pois são veículos importados;

  • Nem todos os modelos têm recursos de armazenamento de energia. Então, em dias nublados você tem que carregá-los;

  • A maioria dos modelos não consegue atingir a mesma velocidade dos carros convencionais.


Como você pode ver, nem todas as desvantagens são negativas e dependem da opinião.


Quem tem condições e vontade de investir pode optar por um modelo com maior autonomia.


Carros movidos a energia solar no Brasil


Os carros movidos a energia solar e os veículos elétricos parecem se tornar mais populares nos próximos anos. Além dos projetos em andamento e lançados este ano, várias montadoras já têm opções de venda.


Modelos elétricos são mais fáceis de encontrar em nosso país. Só nos primeiros quatro meses de 2022, as vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil aumentaram 78%, segundo a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos).


De fato, existem ônibus movidos a energia solar que já estão em circulação em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Campinas, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.


Portanto, podemos concluir que os veículos elétricos no Brasil já são uma realidade, e os veículos movidos a energia solar chegarão em breve.


Esse artigo te ajudou? Então, fique de olho no nosso blog e confira outras publicações sobre logística, Gestão de Mobilidade, dicas e muito mais.


Venha conhecer a Gestão de Mobilidade da Ecar Fleet, e fique por dentro de como melhorar o desempenho da sua frota!

13 visualizações0 comentário