Buscar
  • Grupo Ecar

Saiba tudo sobre a CNH definitiva

Você sabe o que é a CNH definitiva, como ela difere da PPD e como é feito o processo de emissão dela? Dirigir em conformidade com as leis de trânsito é essencial, e os motoristas que violam essas regras podem ser severamente penalizados. Leia este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre a licença final!


O que é uma carteira de motorista definitiva


A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que certifica que os motoristas brasileiros são treinados e autorizados a dirigir automóveis terrestres, como carros, motocicletas, caminhões, ônibus, etc.


Para obter a carteira de motorista, o cidadão deve primeiro passar por várias etapas de um processo, como exame físico, simulador, cursos teóricos e práticos e teste de carteira de motorista para garantir a capacidade de sua carteira de motorista.


O "Teste Final" é o porte de uma Permissão Para Dirigir (PPD) ou CNH provisória, que tem todas as funções legais de uma carteira de habilitação tradicional, porém, é utilizada para avaliar a experiência do primeiro ano de um novo condutor. Vale ressaltar que se ele for reincidente com multa menor ou média, ou estiver sujeito a uma infração grave ou muito grave, será penalizado e terá que passar por todo o processo de formação novamente.


Se o condutor passar o prazo de 12 meses sem multas graves ou gravíssimas (ou com no máximo uma infração leve ou média), ele receberá a CNH definitiva, que possui maior tolerância no limite máximo de infrações.


Atualmente, na maioria dos estados brasileiros, todos os processos de emissão de documentos realizados pelo Detran são feitos de forma digital. Igualmente aos serviços citados acima, o acompanhamento do pedido da CNH também deve ser feito pelo site do Detran. Para ter acesso a esse procedimento, basta procurar pela opção “Acompanhamento de serviços de CNH”, no site do órgão onde a Carteira de Habilitação em questão foi emitida, e preencher o formulário com as informações do condutor.


Como solicitar uma carteira de motorista permanente?


Para documentos de trânsito, para emissão de CNH em qualquer estado do Brasil, basta acessar o site do Detran onde o motorista passa pelo processo de capacitação e solicitar a versão final do cartão.

Para acessar o site do município, se você for de São Paulo, basta acessar a URL detran.sp.gov.br. Para visualizar os serviços em outros estados, basta alterar a sigla "sp" para a unidade federativa correspondente.




Precisa pagar para pegar a CNH definitiva?


Mesmo pagando por todo o processo de emissão da PPD, o motorista habilitado precisa desembolsar um segundo valor para emitir a CNH definitiva.


A taxa possui um valor diferente em cada estado e deve ser paga para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), pois a taxa é estabelecida pelo Detran de cada unidade federativa e cada um deles estabelece a tabela de preços vigente.


Como pagar a taxa da CNH definitiva pela internet?


Existem duas formas distintas de pagar a Carteira de Habilitação pela internet, a primeira é fazendo o processo diretamente com os bancos credenciados ao estado de registro do condutor, por meio de internet banking. Ou seja, pagando a taxa referente ao serviço no site ou aplicativo do banco em questão ou então presencialmente nos caixas eletrônicos das agências da mesma instituição. A segunda opção é fazer o pagamento da CNH definitiva com um despachante online habilitado pelo Detran para realizar o serviço. Tratando-se de um serviço digital, é dispensada a ida até as unidades presenciais do Detran para a retirada da versão definitiva da CNH.


Com isso, a habilitação é encaminhada pelo correio, para o condutor solicitante em endereço fornecido no momento do pedido do serviço.


Quanto tempo demora para pegar a CNH definitiva?


O prazo estipulado para a entrega da CNH passa a valer somente após a confirmação do pagamento da taxa ser registrado no sistema do Detran emissor da 2. ª via da habilitação.


Após isso, o órgão tem até 10 dias úteis para enviar a versão impressa do documento para o endereço solicitado pelo motorista.


Multas CNH: o que fazer?


Além da multa por dirigir com a CNH vencida, existem outras que podem ser aplicadas à Carteira de Habilitação dos motoristas brasileiros. Por isso, é importante fazer a consulta de multas regularmente e garantir que tanto a CNH, quanto o veículo, estejam em conformidade com o Detran e todos os órgãos de trânsito brasileiro. Fazer a consulta de multas pode ser rápido e fácil.



A Ecar Despachante pode ajudar a sua empresa com o controle de multas e gestão de documentos, conte conosco para facilitar esses processos para você!

7 visualizações0 comentário