top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Um olhar estratégico para a sua frota!

Em tempos de crise, o transporte de carga e a logística tornam-se ativos fundamentais para o sucesso do seu negócio. Uma gestão estratégica do seu transporte vai oferecer inúmeras vantagens para o seu negócio, entre as quais podemos destacar: redução de custos por quilômetro rodado; aumento da produtividade das equipes envolvidas na operação; diminuição dos acidentes com veículos pesados; evolução da satisfação dos motoristas e redução da rotatividade no setor.


Otimizar os custos do transporte da sua carga é um desafio que precisa de atenção integral, a fim de minimizar os impactos financeiros e operacionais. Esse processo envolve uma série de ferramentas que você pode usar para evitar problemas no longo prazo.


Com o tempo, essa abordagem tornar-se-á natural e você começará a visualizar as soluções antes mesmo de serem necessárias.


Aumento de produtividade da frota, diminuição de custos por quilômetro rodado, evolução da satisfação dos motoristas e redução de acidentes são alguns exemplos.


A gestão de frota é um processo que envolve a aquisição, operação e manutenção de veículos. A gestão de frota engloba uma série de atividades que vão desde a aquisição do veículo, passam pelo seu uso e circulação até o descarte final. Para cada uma dessas atividades há um determinado planejamento. O planejamento tático, por exemplo, abrange as atividades relacionadas à manutenção preventiva e corretiva dos veículos.


O desenvolvimento dessa metodologia é baseado na gestão de processos com o objetivo de melhorar a produtividade da gestão de frotas, trabalhando com as melhores práticas de mercado e automatizando os principais processos e fluxos operacionais, reduzindo custos e aumentando a precisão nas análises.


Os principais resultados obtidos por esse trabalho são:


  • Melhorias na qualidade dos dados armazenados;

  • Redução do tempo para realização dos levantamentos físicos;

  • Aumento da confiabilidade nas informações geradas pelo sistema (por exemplo, para realização de análises técnicas).


Em termos gerais a gestão de frota é definida por um conjunto de atividades que vai desde a aquisição do veículo até o seu descarte final.

O processo de planejamento da diversidade das necessidades da empresa e dos recursos disponíveis para colocá-los dentro desses limites são essenciais.


Para cada uma dessas atividades há um determinado planejamento. O planejamento tático, por exemplo, abrange as atividades relacionadas à manutenção preventiva e corretiva dos veículos. Já o planejamento operacional é aquele que trata das etapas da empresa, do modelo de negócio, do ciclo de vida do produto/serviço e das estratégias de comercialização.


Principalmente no mundo corporativo, o termo “planejamento” é muitas vezes confundido com o conceito de gestão. Ambos são sinônimos e significam administrar, administrar empresas ou organizações".


Entretanto as áreas de aplicação destes conceitos são diferentes: enquanto que gestão se refere à Gestão Empresarial, planejamento estratégico aborda desde os aspectos operacionais até os aspectos estratégicos da organização.



3 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page