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Para que serve o comportamento organizacional?

No dia-a-dia de uma empresa, o comportamento organizacional é mais valioso do que até mesmo o título acadêmico de maior prestígio.


Esse é um tema importante e que o mercado vem estudando para orientar os profissionais sobre os riscos de não ter inteligência emocional no trabalho. Um estudo descobriu que 90% dos funcionários foram demitidos por má conduta da empresa.


Você está enfrentando um problema semelhante ao de sua equipe e se pergunta como gerenciar a situação? Ou quer entender melhor como lidar com seus relacionamentos de forma mais saudável em um ambiente corporativo? Vem com a gente porque você vai adorar nosso bate papo!


O que é comportamento organizacional?


O comportamento organizacional é a forma como as pessoas agem e lidam com as situações em um ambiente de trabalho. Nesse sentido, o comportamento profissional ocorre em diferentes situações e forma um conjunto de atitudes que as empresas adotam no dia a dia.

Quando falamos em comportamento humano nesse sentido, temos como objetivo entender como os impactos e as implicações do comportamento dos colaboradores e líderes refletem na organização.

A forma como as pessoas reagem às adversidades que surgem no trabalho, como se comunicam internamente, os assuntos que tratam, o modo como desempenham suas atividades e até a maneira como se vestem são exemplos de como o comportamento organizacional é percebido na companhia.

Por quê entender o comportamento organizacional?


Entender o comportamento organizacional nas empresas tem como principal objetivo promover boas ações e traçar estratégias que possam promover um ambiente saudável e prazeroso de trabalhar.

Além disso, a compreensão do comportamento organizacional garante condições para que o trabalho se desenvolva da melhor forma possível por meio de técnicas que ajudem no engajamento e no autoconhecimento das pessoas do time.

No entanto, para que um ambiente saudável seja promovido ao longo dos dias de trabalho, a empresa precisa de suporte estratégico do RH, para que seja implementado campanhas de autoconhecimento, feedbacks responsáveis, entre outras estratégias, que a EcarPay pode ajudar a implementar na sua empresa e mapear a realidade organizacional de seus funcionários, apoiar no desenvolvimento e manutenção da gestão dos colaboradores, o que impacta diretamente em aspectos como por exemplo, uso consciente de benefícios corporativos, e muito mais!

Compreender o comportamento organizacional da sua empresa, trará uma série de benefícios para o progresso do bem estar dos seus colaboradores, veja abaixo alguns deles:

  • Equipes que sabem respeitar diferentes perfis comportamentais são mais unidas;

  • Promove equipes que entendem a importância da inteligência emocional;

  • Desenvolve gestores para lidar com diferentes tipos de comportamento;

  • Usa padrões comportamentais para níveis de serviço ao cliente;

  • Promove a comunicação interna de forma consistente;

  • Assegura critérios básicos como respeito ao próximo e a necessidade de convivência em grupo;

  • Compreende profundamente a dinâmica e as complexidades inerentes às relações de trabalho;

  • Melhora o clima social e proporciona o ambiente harmonioso que os profissionais desejam.

Compreender o motivo que leva a alta rotatividade de funcionários, se houver, pode desempenhar um papel crucial na elaboração de estratégias para reduzir os efeitos dos impactos de maus comportamentos organizacionais.

Como você viu no início deste artigo, 90 % das demissões são criadas diretamente por atitudes negativas, mas isso não precisa ser uma realidade na sua empresa, não é?

Com a nossa consultoria e gestão de benefícios, realização de estudos e mapeamento adequado da população da sua empresa, é possível amparar a área de RH com material estratégico o suficiente, reduzindo suas atividades operacionais, permitindo que seu foco seja nos pontos mais vitais da organização, e assim, alcançando um ambiente de trabalho saudável, harmonioso, produtivo, e além disso tudo, com investimentos condizentes com a necessidade da sua organização.

Se você gostou deste artigo, temos mais um conteúdo que você pode gostar! Leia mais sobre o Como identificar questões emocionais no ambiente de trabalho?”

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