Buscar
  • Grupo Ecar

Sistema de RH: o que a tecnologia pode fazer pela sua empresa?

Atualizado: 25 de mar.

Sistema de RH vêm conquistando espaço em grande velocidade, isso porque é útil em qualquer negócio. Com o apoio da tecnologia, agora é possível estruturar os processos de RH e tornar a área muito mais estratégica.


Automatizar atividades rotineiras e manuais, contribui para a liberação da equipe, assim eles sempre estarão prontos para executar tarefas que exigem uma atenção e uma ação mais tática.


Mas, quando falamos de tecnologia no RH, o que ela pode fazer para o setor e para os profissionais de recursos humanos? Separamos neste artigo alguns benefícios da automatização, mas primeiro vamos entender o que é um sistema de RH.


O que é sistema de RH?


Sistema de RH, é um termo para identificar software e hardware para a automatização da função de recursos humanos nas organizações.


A tecnologia para o RH, desenvolveu-se rapidamente nos últimos anos, com empresas visionárias que passaram a adotar os principais sistemas de tecnologia. Dessa forma, passaram a ter maior economia de tempo e dinheiro, além de ficarem cada vez mais competitivas no mercado.


As vantagens de apostar na transformação digital do setor de RH são inúmeras e no nosso contexto atual existe uma série de ferramentas que a empresa pode utilizar e que facilita a vida dos profissionais. Confira a seguir as vantagens.


Folha de pagamento e gestão de benefícios sem erros


Hoje em dia, diversos softwares realizam a administração da folha de pagamento, que é um dos pilares mais burocráticos do RH e que exige bastante atenção.

Os sistemas de RH incorporam a função de pagamentos, impostos, férias, rescisão, entre outras deduções.


Além disso, no mercado existem fornecedores especializados que cuidam da terceirização de folha de pagamento evitando quaisquer erros, multas ou punições, principalmente para pequenas e médias empresas. Essa terceirização proporciona maior tempo para que a empresa se dedique a questões mais estratégicas e menos burocráticas.


A gestão de benefícios também é impactada quando se trata de tecnologia. Ela fica livre de erros e as operações são mais seguras, como é o caso do plano de saúde, que é os benefícios considerado mais difícil de se administrar.


Maior produtividade para equipe


Os sistemas de RH promovem maior controle das tarefas, dessa forma, o desempenho dos integrantes da área, passa a ser mais avançado e perceptível, permitindo maior desenvolvimento e produtividade dos colaboradores.


A tecnologia, quando utilizada adequadamente, favorece a qualidade da comunicação da equipe, principalmente com relação as responsabilidades de cada um, cumprimento dos prazos e a visão mais ampla do negócio.


Redução de custos


Com a automatização das tarefas de RH, as empresas economizam dinheiro porque os erros são reduzidos drasticamente, além disso, processos desnecessários serão eliminados dando espaço para uma dinâmica mais rápida.


A Ecar realiza uma gestão inteligente da sua folha de pagamento e benefícios corporativos totalmente ancorados pela tecnologia. Justamente por isso, conseguimos te apoiar quando se trata de um RH estratégico!


Continue acompanhando nossos conteúdos sobre Rh estratégico e tecnologia por aqui no nosso blog!






8 visualizações0 comentário